quarta-feira, 27 de maio de 2020

GARRINCHA EM SANTA QUITÉRIA (1982)
João Cândido Martins·

As visitas de Garrincha ao bairro Santa Quitéria, em Curitiba, nos anos de 1960 e 1974, já foram relatadas pelo jornalista José Carlos Fernandes em matéria publicada pela Gazeta do Povo. Mas o jogador canhoteiro também esteve novamente em Santa Quitéria no ano de 1982.


Essas quatro fotos mostram a reinauguração do Centro Comunitário da Legião Brasileira de Assistência (LBA), na Rua Curupaitis, e contam com a presença do gênio, que pode ser visto de camisa marrom conversando com as pessoas. O menino de camiseta amarela sou eu, com 9 anos, e o garoto com o uniforme do glorioso Pinheiros Futebol Clube era meu primo Paulo Caetano Martins.


Hoje é sabido que Garrincha agredia a cantora Elza Soares, com quem foi casado. No início da década de 80, ele vivia a condição de uma celebridade meio decadente, vítima do alcoolismo e das doenças, mas que ainda era lembrada por suas jogadas absurdas e imprevisíveis.


Naquele dia na LBA, houve uma partida entre os garotos no campo de areia e Garrincha deu o pontapé inicial. Eu não joguei. Não fui desenhado pra jogar futebol.











Sem comentários:

Publicar um comentário